Comunidade De Miranda

sexta-feira, 22 de maio de 2020

Projeto de Lei quer instituir Semana de Sensibilização e Defesa dos Portadores de Doenças Intestinais

Crédito da Foto: Assessoria de Comunicação

Atento à causa do Maio Roxo, mês de conscientização e luta contra as Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs), o deputado Hermano Morais (PSB) subscreveu Projeto de Lei para instituir uma semana de sensibilização e defesa dos portadores dessas enfermidades no calendário do RN.

A campanha do Maio Roxo visa chamar a atenção da sociedade para a causa e buscar melhorias na qualidade de vida dos pacientes de DIIs. O mês acompanha o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal - 19 de maio - data instituída em 2010 e lembrada em mais de 50 países de todo o mundo.

Segundo Hermano, no RN a estimativa é de 50 a cada 100 mil habitantes, totalizando uma média de 600 pessoas só na capital potiguar. “Nesse sentido, a prevenção e o apoio ao desenvolvimento de estudos sobre as causas e manifestações das DIIs são de extrema importância. Orientação e esclarecimento são fundamentais, pois contribuem para a promoção da saúde e qualidade de vida”, ressaltou. 


Buscando incentivar a mobilização das autoridades públicas estaduais para ampliar o conhecimento da sociedade sobre as DIIs, Hermano Morais promoveu, no final do ano passado, uma audiência pública para tratar sobre o tema. E o resultado dos debates com médicos especialistas, portadores e autoridades do Estado foi a protocolização do Projeto de Lei 402/2019, que objetiva instituir a Semana de Sensibilização e Defesa dos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais.

A expectativa é de que o PL seja aprovado na Assembleia Legislativa e siga para aprovação e posterior sanção do Governo do Estado, ainda em 2020.

Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs)     
     
Sintomas que geralmente estão associados a intolerâncias ou má digestão (diarreia crônica, náusea, dor abdominal, perda de peso e apetite) precisam ser avaliados com ajuda profissional, já que as alterações intestinais podem representar um risco, caso não sejam tratadas precocemente. Ainda pouco divulgadas, as DIIs podem ser definidas como um grupo de doenças crônicas que causam processo inflamatório no trato gastrointestinal.

“As Doenças Inflamatórias Intestinais envolvem duas principais enfermidades: Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa. São patologias crônicas, que atingem o trato digestório, de causa desconhecida, que podem estar ligadas a fatores hereditários e imunológicos, podendo ser agravadas pelos hábitos de vida. Elas ainda não têm cura, mas o diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem permitir seu controle e proporcionar melhor qualidade de vida aos pacientes, que podem até vir a ficar completamente assintomáticos”, explica a nutricionista e presidente da Associação Estadual DII RN, Carla Monteiro.

Ainda de acordo com a nutricionista, as DIIs acometem principalmente os jovens em plena atividade, limitando temporária ou definitivamente suas ocupações habituais, influenciando seus comportamentos na escola, no trabalho, no relacionamento social e familiar, na autoimagem e na atividade sexual. Estudos recentes apontam que, no Brasil, as Doenças Inflamatórias Intestinais atingem 13,25 em cada 100 mil habitantes. No mundo, essa condição atinge mais de 5 milhões de pessoas, segundo dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário