Comunidade De Miranda

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Senado aprova projeto que cria vale-gás; texto voltará à Câmara



O Senado aprovou nesta terça-feira (19) o projeto que cria um vale para gás de cozinha, batizado de Programa Gás para os Brasileiros, mas com recursos de dividendos pagos pela Petrobras à União e outros recursos gerados pela produção de petróleo. O texto voltará para análise da Câmara dos Deputados.


A proposta prevê que o governo federal transfira diretamente para as famílias um valor que varia entre 50% e 100% do preço do botijão, dependendo da renda e região do país.


O relator da matéria, senador Marcelo Castro (MDB-PI), fez modificações na proposta aprovada pela Câmara dos Deputados. A principal delas é a fonte de custeio do benefício.


Ele excluiu do texto a cobrança da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre o próprio gás, atualmente zerada. Dessa forma, o novo programa deverá ser financiado por dividendos da Petrobras à União, bônus de assinatura de leilões, royalties e participações especiais da exploração de petróleo.


Como o projeto foi modificado, o texto deverá retonar à Câmara para uma nova votação. Em seguida, a proposta irá para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário