Manifestantes em todo o Brasil realizam protestos neste sábado (03) contra o Governo Federal. Os grupos criticam a gestão do presidente Jair Bolsonaro e cobram ainda mais agilidade na vacinação contra a Covid-19.
Com bandeiras do Brasil e placas de 'Fora Bolsonaro', os manifestantes pedem mais vacina, cobram impeachment do presidente e criticam a conduta do governo federal no combate à pandemia.
Os protestos deste sábado não registraram incidentes violentos. Na maior parte das manifestações, máscaras foram distribuídas aos manifestantes –esta tem sido uma marca dos atos de oposição ao governo.
Além de protestarem contra o governo federal, com cartazes e faixas, os manifestantes pediam mais agilidade na vacinação contra a Covid-19, além a volta do auxílio emergencial. Em comum, organizadores pedem que os manifestantes tentem manter o distanciamento social.
A estimativa é de que os atos continuem acontecendo em pelo menos 290 cidades do Brasil. O ato, assim como em outras capitais e cidades do país, tem o apoio de movimentos sociais, entidades estudantis e sindicatos, e pede por vacinas contra a Covid-19 e o pagamento de auxílio emergencial, além do impeachment.
Atos pelo Brasil
Em São Paulo, onde ocorreu o maior ato deste sábado, manifestantes se reuniram durante a tarde na avenida Paulista, na região central da cidade. A concentração ocorreu na altura do vão livre do Masp (Museu de Artes de São Paulo) e chegou a ocupar mais de oito quarteirões da avenida. Foram distribuídas máscaras de proteção e álcool em gel.
No Rio de Janeiro, milhares de pessoas se reuniram no Centro da cidade. O ato foi convocado por movimentos sociais e centrais sindicais. A manifestação começou na Avenida Presidente Vargas, no Centro. No fim da manhã os manifestantes caminharam pela avenida, ocupando três faixas da pista. A passeata seguiu em direção à igreja da Candelária.
Em Florianópolis (SC), os manifestantes se concentraram na praça Tancredo Neves, no centro histórico e de lá saíram em passeata por algumas ruas da cidade. O protesto foi pacífico e, segundo a Polícia Militar, não houve registro de ocorrências e a maioria dos manifestantes usava máscaras de proteção.
Em Cuiabá, o grupo pede a saída do presidente Jair Bolsonaro, vacinação em massa, aumento do auxílio emergencial e testagem da população. A concentração começou em frente à Prefeitura. Os manifestantes seguiram em passeata pelo centro com faixas e cartazes.
Em Maceió, mesmo com chuva, muitos manifestantes foram às ruas neste sábado para protestar contra Bolsonaro e em defesa da vacinação contra a Covid-19. Além da capital de Alagoas, os atos estão acontecendo também no interior do estado.
Houve protesto também em João Pessoa (PB), onde os manifestantes se concentraram logo cedo e seguiram até o centro histórico da cidade. Equipes distribuíram máscaras e álcool em gel para os participantes. Houve protestos também em cidades do interior da Paraíba.
Em Salvador, na Bahia, os manifestantes contra o presidente Bolsonaro tentaram manter o distanciamento social. Foram doadas máscaras de proteção. O ato partiu do Largo do Campo Grande no começo da tarde.
A manifestação contra o presidente Jair Bolsonaro, em Goiânia, terminou no início da tarde. O protesto teve carreata e caminhada a partir da Praça Cívica, passando pela Avenida Araguaia, até a Praça do Avião, região central. Pelo menos 18 cidades goianas têm protestos marcados contra Bolsonaro neste sábado.
Em Belo Horizonte (MG), manifestantes se reuniram na Praça da Liberdade. Além de BH, há previsão de protestos em outras 38 cidades mineiras.
BAND BRASIL

Nenhum comentário:
Postar um comentário