Comunidade De Miranda

sexta-feira, 19 de junho de 2020

Usuários do esgoto condominial devem fazer manutenção periódica


Redação - ACS Caern
ARTE: Brum

Os usuários do sistema condominial de esgoto, em todo o Estado, devem ter atenção com manutenção e consertos necessários ao bom funcionamento deste serviço. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) encontra diversas irregularidades praticadas por usuários, nesta modalidade de atendimento de esgoto. Não seguir as regras previstas provoca obstrução, levando extravasamentos de água servida aos quintais e até mesmo às ruas.

O sistema condominial de esgoto possui atendimento aos usuários com caixas implantadas nos quintais das residências. Já o tipo convencional, a tubulação passa na rua, na frente das residências e o usuário faz a ligação de sua casa até o cano de esgoto. Por es

tar dentro das residências, o condominial exige muito mais atenção do cliente da Caern. Isso se reflete na tarifa cobrada que é mais barata que a do tipo convencional. O ramal condominial passa de lote em lote, recolhendo água servida, até chegar à tubulação na rua. Por ser coletivo, os danos que ocorrem em uma residência, acarretarão consequências para as outras.

As medidas preventivas para evitar problemas é nunca canalizar água de chuva para dentro destas caixas no quintal. Jamais jogar lixo dentro da caixa de esgoto. Em nenhuma situação jogue óleo na pia, lavanderia ou vaso sanitário. Outra forma de proteger o sistema é fazer a limpeza da caixa de gordura, pelo menos, de seis em seis meses. Antes do período chuvoso é importante avaliar as condições da caixa e fazer reparos em caso de necessidade. As caixas de inspeção devem estar sempre acessíveis. Não é permitido cobrir com pisos ou tornar o local inacessível.

Em Mossoró, os conjuntos Santa Delmira e Vingt Rosado, possuem o sistema condominial. No período das chuvas, a maior parte dos chamados para a equipe de esgoto que atende a cidade, vêm destes conjuntos. O chefe da Unidade de Manutenção de Esgoto, Alisson Dionizio, lembra que é comum as pessoas não fazerem vistorias periódicas, nem reparo na caixa. ”É importante que seja consertada uma parede que esteja quebrada. Verificar se as chegadas dos canos foram bem vedadas e se não existem outras aberturas na caixa. É preciso ter a abertura somente da tubulação,” ressalta Alisson. Mesmo que não seja jogado lixo diretamente na caixa, é preciso fazer limpeza, pois os efluentes de esgoto provocam danos. Essa manutenção pode ser feita uma vez por ano. 

Carnaubais

Na cidade de Carnaubais, no Vale do Assú, as residências possuem sistema condominial. A população deve estar atenta ao compromisso em cuidar do sistema. O gerente da Regional Sertão Central, Jairo Ferreira, lembra que é importante os usuários observarem as medidas para a boa convivência com o condominial. “Além das ligações irregulares de águas de chuva no sistema de esgotamento, que são ilegais e prejudicam todos os usuários, constatamos dentro das caixas muito lixo, principalmente sacolas plásticas e restos de tecido”, explica Jairo. Ele lembra que a avenida Graciliano Ramos dos Santos Neves, que fica na parte mais baixa da cidade, no período chuvoso registra muitos problemas de obstrução (o esgoto retorna para as casas). A água servida na avenida é resultado da falta de cuidado de alguns consumidores.

BOA CONVIVÊNCIA COM O ESGOTO CONDOMINIAL

Nunca canalize a água de chuva para dentro da rede que passa no quintal.

Jamais jogue lixo dentro da caixa de esgoto 

Em nenhuma situação jogue óleo na pia, lavanderia ou vaso sanitário

Outra forma de proteger o sistema é fazer a limpeza da caixa de gordura, pelo menos, de seis em seis meses 

 Antes do período chuvoso é importante avaliar as condições da caixa e fazer reparos em caso de necessidade. 

As caixas de inspeção devem estar sempre acessíveis. Não é permitido cobrir com pisos ou tornar o local inacessível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário