Após assinarem um termo de compromisso para obedecer às orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) no combate ao novo coronavírus nos canteiros de obras, as empresas de construção civil contratadas pelo Governo do RN dentro do projeto Governo Cidadão seguem trabalhando em ritmo acelerado.
Obras de escolas, equipamentos culturais e hospital estabeleceram um novo jeito de trabalhar para continuar com seus cronogramas. Além de instituir o distanciamento recomendado entre os colaboradores – inclusive nos refeitórios -, as empresas elaboraram cartilhas, distribuíram panfletos e pregaram avisos em todas as áreas das obras. Ainda instalaram pias e disponibilizaram sabão para lavagem de mãos e álcool em gel a 70%.
As normas foram firmadas pela Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (Seplan RN) e comunicadas em ofício circular assinado pelo secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro, e enviadas às empresas em 26 de março passado. A equipe técnica de engenharia do projeto Governo Cidadão está fiscalizando não só o andamento das obras, como também a aplicação das medidas assinadas no termo de compromisso. Entre as obras que seguem normalmente, estão a de reforma de 21 escolas estaduais em 18 municípios potiguares.
As medidas são necessárias à manutenção da integridade da saúde dos colaboradores e de terceiros e devem perdurar até o fim da situação de calamidade pública decretada pela governadora Fátima Bezerra (Decreto n°29.534) em 19 de março de 2020.
Ao assinar o documento, a empresa assumiu a responsabilidade de adotar todas as medidas necessárias e suficientes à manutenção da integridade da saúde dos seus colaboradores e de terceiros que possam ser envolvidos e atingidos pelas atividades relacionadas e execução das obras, sem a necessidade de suspensão temporária de seus contratos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário