José Aldenir/Agora RN
O Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran) alerta para o aumento da busca pelo modelo de placas Mercosul em todo o Estado. Isso porque o novo padrão de identificação veicular passar a ser obrigatório, para todo o território brasileiro, a partir de 31 de janeiro, segundo o Departamento Nacional de Trânsito.
No entanto, órgão estadual aponta que já adota o modelo Mercosul desde 2018, sendo uma das primeiras unidades da federação a adotar o equipamento. De acordo do com o Detran, o prazo do dia 31 é a data final para que os departamentos estaduais que ainda não adotaram o sistema passem a fazê-lo.
Ainda de acordo com o Detran potiguar, as placas do modelo antiga, de cor cinza, não precisam ser modificadas. A nova placa Mercosul é obrigatória para veículos novos. Também terá de ser adquirida em caso de mudança de categoria do veículo ou furto, extravio, roubo ou dano da placa. Ou quando o registro do veículo for transferido de município ou Estado.
O valor da nova placa, entretanto, caberá às empresas credenciadas responsáveis pela produção e venda da identificação veicular. Com isso, os proprietários de veículos devem buscar o valor mais em conta na hora de adquirir o item. Em Natal, segundo verificou a reportagem do Agora RN, o preço da placa é de R$ 180 para carros e de R$ 100 para motocicletas.
Como fazer o emplacamento de carro novo:
- Fazer as vistoria do veículo no pátio do Detran;
- Pagar o IPVA;.
- Realizar o registro do veículos;
- Pagar as taxas do veículo;
- Ir até a auditoria para conclusão do processo e recebimento do documento (CRV/CRLV);
- Adquirir o kit de identificação veicular (placa, tarjeta, selo e lacre) em empresa credenciada;
- Ir até o pátio de emplacamento e instalar o kit veicular;
Agora RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário