Comunidade De Miranda

sábado, 7 de dezembro de 2019

Projeto Ave Caipira da Emparn completa 23 anos de atividade


Durante o período já foram produzidos mais de 4 milhões de aves

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte- EMPARN comemora na última quarta-feira (04), 23 anos de atividades do Projeto Pró-Ave Caipira. Durante o período já foram produzidos mais de 4 milhões de aves.  Iniciado em 1996, o projeto tem como objetivo impulsionar a produção de galinha caipira para garantir a segurança alimentar e incrementar a rentabilidade de homens e mulheres do campo.  “Comecei a comprar pintos na EMPARN no Pró Ave Caipira, em 1997 e estou com eles esse tempo todo. Minha criação é para corte. Estou satisfeito com a qualidade dos pintos da EMPARN. A mortalidade é pouca e o ganho de peso é bom. Eu abato os machos com 5-6 meses com peso médio entre 2,8kg-3 e a fêmea até 2,1kg”, disse o produtor da região de Caicó, Valdilon de Medeiros.

 “O Projeto Ave Caipira oferta aves que possuem dupla aptidão- produção de ovos e/ou corte- beneficiando o homem do campo e assim contribuindo para a socialização da atividade de criação de galinha caipira no Rio Grande do Norte”, disse o Diretor Presidente Rodrigo Maranhão.

Os matrizeiros, para a produção e comercialização de pintos de um dia, estão instalados na Estação Experimental Mundo Novo, localizado no município de Caicó/RN. A capacidade de produção semanal é de 12 mil pintos de um dia, da Linhagem Sasso, das raças Pescoço Pelado e Carijó.


Desde a sua implantação já foram feitas diversas melhorias estruturais nos dois incubatórios, quatro matrizeiros, uma sala de processamento de ovos e no alojamento para os técnicos que fazem parte do projeto.

Pesquisa

Para subsidiar o agricultor, a EMPARN disponibiliza cartilhas elaboradas por sua equipe pesquisadores e de instituições parceiras para servir de referencial para criação e manutenção adequadas de galinhas caipiras no campo. Sob demanda, a Empresa promove cursos para pequenos criadores, dias de campo e distribui gratuitamente material didático específico. “Destaca-se ainda que, nesse período, a Emparn tem desenvolvido diversas ações de pesquisa e desenvolvimento (P&D) voltadas à otimização nutricional das aves e o manejo da produção de ovos e carne, com vistas à sustentabilidade do sistema de criação caipira”, declarou o Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Emparn, Marcone Mendonça.



Serviço

Os pintos de 1 dia são comercializados ao preço de R$ 2,80 as fêmeas e R$ 2,00 os machos. Os compradores os recebem já vacinados e atendendo as normas sanitárias do Plano Nacional de Sanidade Avícola (PNSA). 



Os interessados poderão obter maiores informações para  encomendar os animais ou receber orientações sobre o manejo, na Coordenadoria de Produção e Negócios pelo telefone (84) 3232-5864, na Sede da EMPARN, que funciona na Estação Experimental do Jiqui, ou diretamente com a Gerência da Estação Experimental Mundo Novo, localizada em  Caicó/RN, pelo telefone (84) 99805-5557 ou por e-mail: emparnproducao@gmail.com.



Informações para imprensa:

Mariana Falcão

Nenhum comentário:

Postar um comentário