Comunidade De Miranda

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

GOVERNO RN BENEFICIA MAIS DE 600 PRODUTORES RURAIS COM A DISTRIBUIÇÃO DE PALMA FORRAGEIRA EM 2019


EMPARN distribuiu mais de 400 mil raquetes da cactácea tolerantes à cochonilha de carmim

Com objetivo de amenizar os efeitos da seca e promover a convivência com o semiárido no Rio Grande do Norte, o Governo do Estado, por meio da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte- EMPARN, realizou a distribuição de 475.400 raquetes-sementes de variedades de palma forrageira em 2019, tolerantes à cochonilha do carmim (Dactylopius opuntiae). A ação beneficiou mais de 600 produtores rurais, de diversos municípios do o RN.

A ação faz parte de um Convênio, firmado em 2015, que atualmente está ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) via Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo. Além da produção e distribuição das raquetes-sementes, o Convênio contempla ações voltadas ao desenvolvimento de pesquisas, implantação de unidades demonstrativas e eventos de transferência de tecnologia. As ações, até então desenvolvidas, têm contribuído significativamente para a transformação da realidade do negócio rural no RN.

Nas variedades Orelha-de-Elefante Mexicana, Ipa Sertânia e Miúda (também conhecida como ‘Doce’), a palma forrageira é produzida nas Bases Experimentais da EMPARN dos municípios de Apodi e Terras Secas.


A distribuição de palma é realizada a partir das demandas dos produtores e produtoras cadastradas na EMATER, Prefeituras e organizações não governamentais como o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários- SEAPAC.

“ A palma é uma grande aliada nos problemas trazidos pela seca”, diz o secretário de agricultura de Água Nova, Nem Preá, um dos municípios com produtores beneficiados.

Durante este ano foram realizadas também a distribuição das raquetes-semente junto a produtores nos municípios que sediaram as exposições agropecuárias do Calendário Estadual.

Pesquisa

A EMPARN desenvolve pesquisas com a palma forrageira há pelo menos 10 anos. Os resultados dos projetos de pesquisa originaram o lançamento do Documento 49 intitulado “Caminhos para a Expansão e Desenvolvimento da Palma Forrageira no Rio Grande do Norte”, elaborado por pesquisadores do quadro da empresa. No documento o produtor encontra diversas orientações como o passo a passo para formação do palmal, controle integrado de pragas e doenças, irrigação e o potencial da palma forrageira como reserva estratégica no semiárido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário