Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa em semiliberdade no Ceduc Santa Delmira, em Mossoró, participam de dois cursos profissionalizantes de marcenaro e eletricista. A ação acontece através de uma parceria entre a Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac) e o Lar da Criança Pobre, instituição filantrópica sem fins lucrativos. As aulas, que iniciaram no último dia 05 de julho, terão duração de seis meses, e acontecem na Escola Santa Elisabete.
Um dos professores da instituição, Wtigar Gurgel, conta sobre a oficina de eletricista, onde os alunos tem aulas práticas e teóricas de noções elétricas residencial e predial, e saem apitos pra qualquer tipo de trabalho. “É uma chance para que eles tenham um grau de escolaridade que os permita mudar de vida”, afirma.
Cristiane Lemos, diretora da unidade, ressalta que a profissionalização, junto a educação, é um dos pilares de maior importância no regime de semiliberdade e por isso a Fundac busca sempre novas parcerias: “Como os jovens da semiliberdade estão mais próximos de concluir a medida, ser profissional em algo dá uma grande segurança para eles, pois ganham experiência em alguma área e tem mais chances de entrar no mercado de trabalho”, explica.
O curso de eletricista conta com quatro adolescentes e acontece no turno vespertino, com duração total de 240 horas. E no curso de marceneiro são três socioeducandos, no período matutino, também com carga horária total de 240 horas, ambos com direito a emissão de certificado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário