No último semestre de 2016, a Prefeitura Municipal de Caraúbas contabilizou um gasto com pessoal na ordem de 66% de seu orçamento. Isso gerou um alerta ao novo gestor, para que possa procurar equilibrar as contas deixadas pela gestão anterior.
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) analisou os dados contábeis do último semestre do ano de 2016 e constatou que o limite está muito acima dos 54% estipulados pela lei de responsabilidade fiscal. O órgão fiscalizador emite alerta quando os valores atingem 48,60% que é o limite de alerta, e mais um quando 51,30% que é o limite legal. O máximo que um município pode chegar é a 54% de gastos com pessoal. Nesse patamar, já começam a acontecer limitações de despesas.
Com quase 70% da receita corrente líquida gasto com pessoal toda a gestão anterior, o não cumprimento dos limites legais praticamente inviabilizou várias situações para o município que aos poucos retorna à normalidade. É necessário que agora o prefeito atual realize esforços para trazer o município para os parâmetros legais, mesmo diante do cenário de crise e a dificuldade representada pela queda de receitas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário