Um levantamento feito pela equipe de endemia da Secretaria Municipal de Saúde em Caraúbas aponta que no primeiro trimestre de 2017, houve uma redução de 96% em notificações das doenças chamadas de Arboviroses, causadas pelo vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya. Nos primeiros três meses de 2016, essas doenças somaram 757 notificações e nesse mesmo período de 2017, foram apenas 21 notificações de dengue.
De acordo com o agente de endemias Senior Gurgel de Santana, os números foram coletados pelo Núcleo de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, em parceria com o Hospital Regional de Caraúbas.
“A redução nas notificações das doenças Arboviroses, representa um trabalho bem elaborado pelos profissionais da Saúde, em parceria com as secretarias de Obras e Educação, que muito têm feito para retirar entulhos e conscientizar a população, em se proteger”, explicou.
Para a secretária de Saúde, Monique Dantas Barreto, a redução dos números aponta que o trabalho dos agentes de endemias e agentes de saúde, está conseguindo atingir a população no sentido de conscientização para cuidados simples, que podem salvar uma vida.
“Quando a população se conscientiza que tem de cuidar do seu muro, dos terrenos baldios, de retirar todo o tipo de lixo que possa acumular água e hospedar o mosquito Aedes Aegypti, transmissor das Arboviroses, o trabalho acaba tendo melhor resilultado.”, concluiu a secretária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário